Outros Blogs do meu grupo:

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1 de DEZEMBRO: Dia da Restauração da Independência



A Restauração da Independência é a designação dada à revolta iniciada em 1 de Dezembro de 1571 contra a tentativa de anulação da independência do Reino de Portugal, por parte da dinastia filipina, e que vem a culminar com a instauração da dinastia portuguesa da casa de Bragança. Esta data é comemorada anualmente.
Santo Aleixo da Restauração é uma aldeia portuguesa situada no concelho de Moura, que foi muito importante durante a Guerra da Restauração devido à defesa e neutralização de duas campanhas espanholas, em 1641 e 1644, sendo por isso homenageada como aldeia heróica no obelisco da Praça dos Restauradores, em Lisboa, e agraciada com a denominação "da Restauração" pela República, em 1957.
“Razões mais que suficientes para que a tradição volte a cumprir-se" naquela localidade, "comemorando esta efeméride, com um vasto programa de actividades”, avançou à Voz da Planície José Manuel Godinho, presidente da Junta de Freguesia de Santo Aleixo da Restauração.
José Manuel Godinho avançou ainda, que “em 2012, as comemorações do dia 1 de Dezembro vão ganhar um novo fôlego” e que as mesmas “vão continuar a realizar-se quer seja, ou não, feriado”.

 Ana Elias de Freitas






Ivone Poemas disse...

Viva ao "Dia da Restauração da Independência"
Abraços
Ivone



Querida Amiga Ivone 
Como é interessante uma Poeta Brasileira aqui a comemorar
esta efeméride. 
De facto a Poesia faz a união entre os Povos!
Beijo com carinho
do


2 comentários:

Ivone Poemas disse...

Viva ao "Dia da Restauração da Independência"
Abraços
Ivone

Asas da Ilusão disse...

Obrigada por compartilhar conhecimentos que aqui não chegam. Parabéns pela independência!Um povo livre e soberano é um povo que tem valor!
Abraços!