Outros Blogs do meu grupo:


domingo, 13 de dezembro de 2009

O sonho comanda a Vida: o meu Natal quotidiano



Chegou o momento do ano em que as pessoas desejam entre si votos de Feliz Natal.

Atitude bonita: sincera para uns e “protocolar” para outros!

Costumo cumprir esse ritual por respeito a quem me deseje esses votos.

Mas para mim Natal e, sobretudo, feliz natal vai muito para além dessa troca de cumprimentos. Na minha vida angustio-me com esta época, porque se acentuam as minhas preocupações com o mundo em que vivemos. Desigualdades, injustiças, egoísmos, rancores, invejas, desamores, partilhas esquecidas, intolerâncias, incompreensões...

Enfim, um sem número de factos e atitudes negativas que urgem correcção e evolução por parte da humanidade tão conturbada, tão confundida e, principalmente, tão desumanizada .

Onde pára o amor pelo próximo?

Algures, praticado apenas por aqueles que estão sensibilizados para isso e, sempre dedicaram a sua vida pelo bem comum rejeitando o mal. Muita gente anónima com a qual aprendi muita coisa da vida e, lendo também os pensamentos de alguns humanistas conhecidos: Mahatma Ghandi, Martin Luther King, Nelson Mandela, Dalai Lama e outros.
Enquanto houver empobrecidos, esfomeados, solitários e oprimidos, o meu coração continuará palpitando por essas almas. Como poderei viver um Feliz Natal, pensando nessa gente, nesses irmãos?

Resta-me o sonho e a esperança de que o homem crie uma Nova Era donde desapareçam estas nódoas negras que atormentam a humanidade.

Deixem-me sonhar com um Sol Nascente, já que o eloquente poema “Pedra Filosofal” diz que “o sonho comanda a vida”!

José Manuel Brazão

Sem comentários: