Outros Blogs do meu grupo:


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sonhos de Homens que marcaram o seu Tempo!


Às vezes pergunto-me, se por exemplo, alguns dos homens que tiveram sonhos, lutaram por eles, alguns realizaram-nos. ou pelo menos, deram início à sua realização, digamos, cavaram ou ajudaram a cavar, os alicerces da construção desses mesmos sonhos,
e estou a falar de sonhos,
anseios de liberdade, fraternidade, erradicação da pobreza a nível mundial, maior igualdade de
oportunidades, maior e melhor distribuição da riqueza produzida, enfim toda esta panóplia de palavras e conceitos, que todos achamos justo, bonito e reconfortante, mas dizia eu, sabendo que a maioria desses homens já não faz parte deste mundo, tendo inclusive, alguns deles dado a sua vida por essa ânsia, por esse desiderato, por essa convicção firme, volto a repetir, dizia eu que, se alguns desses homens voltassem a este mundo, para verificarem a evolução dos caminhos que abriram, provavelmente cairiam para o lado, como soi dizer-se.
Querem exemplos?.- Para falar só desta vertente que é a política da vida de todos nós, não a política dos"Polítiqueiros profissionais", pergunto?.
Será que Amílcar Cabral sonhou com esta Guiné-Bissau, de luta pelo poder quase diária, por parte de quem tem as armas, o controlo do narco-tráfico, e o povo continua miserável e com um nível de vida muito abaixo do minimamente aceitável?. - Certamente que não!
Será que Agostinho Neto e os restantes iniciadores do processo de independência de Angola, gostariam de vêr como a imensa riqueza daquele País, está a ser "administrada" por um "clân"?
Certamente que não!.
E Moçambique? - Não será a mesma coisa? - Penso que sim!.
E não me julguem mal, não pensem que sou colonialista, neo ou antiga, pois sei, já sabia há muito
tempo, que os ventos da afirmação da identidade africana, passaria inevitavelmente por ali.
Mas voltando ao tema e à interrogação que me assaltou, será que valeu a pena, o empenhamento
e nalguns casos o sacrifício, destes Homens?. - Continuo a pensar que sim, o que me entristece e às vezes até me revolta, e certamente a eles também, estejam lá onde estiverem, é os homens, por ambição, poder, dinheiro e tudo o que lhe gira à volta, atraiçoem, esqueçam, espezinhem os ideais e os direitos dos seus semelhantes.

Maria Valadas

Sem comentários: