Outros Blogs do meu grupo:


domingo, 21 de setembro de 2008

Princesas do Povo (Mulheres)



Tenho raízes familiares que me dão ânimo para o tema deste texto.

Nasci numa família em que a minha Mãe vivendo numa classe média acentuada para a época, viveu sempre a cuidar dos mais necessitados.

Foi madrinha de muitas jovens, que não tendo posses para comprar o vestido de noiva e fazer algum enxoval, convidavam-na sabendo que ela ajudaria.

Lembro-me como se se passasse agora!

Esta foi a primeira princesa do povo e que mais me marcou!

Deve estar sorrindo lá no seu descanso passados trinta e seis anos.

Tenho muitas saudades dessa princesa do povo, mas não padeço, porque são saudades de que se gosta…

Conheço – felizmente – muitas princesas do povo: voluntárias de acção social,

Mulheres das artes, domésticas, profissionais com actividades propícias a dar amor e muitas jovens que já sabem o que é Amor de Verdade!

Princesas de corte só conheci uma a que me rendi: Diana de Spencer, que lutou contra tudo e todos.

Protagonizou-se e isso não convinha!

Mulher bondosa, generosa, cheia de compaixão pelo seu semelhante, seu irmão e não seu súbdito.

Citarei algumas palavras que evidenciam o que acabo de escrever:

"Por vezes, podiam ver a luz que vinha dos meus olhos e, algumas vezes, podiam senti-la também jorrando do meu coração, quando eu estava em posição de me entregar, o que certamente nem sempre era capaz de fazer. Diana de Spencer"

José Manuel Brazão


Dedico à minha Mãe e a todas Mulheres que se imaginem no meu pensamento.



Reacções de Mulheres:

Amigo Zé,Respondo ao teu apelo, e, com muita emoção te digo que me tocou profundamente o teu belo texto. Primeiro porque me sinto no teu pensamento, pelo propósito que está intrinseco no meu ser de ajudar e ser solidária com o próximo. E tu sabes bem do que falo. Segundo porque ao ler as tuas palavras me veio à lembrança a minha também tão querida mãe de quem herdei esta maneira de ser e estar na vida.BEM HAJAS! Beijo amigo no teu coração! (Aurora Rich)

Lindo demais querido poeta.Uma singela homenagem aos anjos que vivem aqui.Que nos cuidam, que nos estendem a mão, que com coração sincero nos amam, sem nenhum interesse que não seja esse, amar apesar de...Voce é um desses anjos.Sempre acalentando corações com palavras como essas.Poema lindo, delicioso, musical.Bjos (Gloria Salles)

Fraternidade, solidariedade,estima e consideração são valores que ficaram para trás e que poucos ainda cultivam. Fazer o quê? Estou aqui de pé aplaudindo seu tão sensível texto.Bravo! (Iolanda Brazão)

Amigo Zé Manel,Que bonita, essa atenção, essa homenagem às mulheres,senti-me uma princesa do povo!Obrigada por tamanha sensibilidade.Beijinhos ( Teresa )

Bela homenagem a todas as mães e a todas as mulheres com o coração no corpo e na alma!Muito bonito, José! (Diana Correia)

José,Linda a homenagem a sua mãe, mulher abnegada sempre procurando dar um pouco de si a quem precisava.Gostei da evocação a Diana de Gales, Mulher que apesar da condição aristocrática em que vivia prisioneira, doava incondicionalmente o seu amor por quem dela mais necessitava.Enquanto mulher agradeço a minha cota parte da dedicatória, oeta.Abraço (Nanda)

Olá,José!Muito bonita esta sua homenagem,ás princesas do povo,Graças a Deus que temos lindos Anjos em terra para aliviar o sofrimento,de quem pouco ou nada tem.PARABÉNS!!!!!Beijinhos (Leo Marques)

Fantástico texto José. Na verdade pessoas que vivem para fazer bem ao próximo são os tais anjos que aparecem na terra e que fazem sempre falta. A sociedade actual requer que apareçam muitas pessoas mais a querer espalhar a solidariedade pelos mais necessitados, apregoando e praticando o bem. (Vóny Ferreira)




2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Zé,

Respondo ao teu apelo, e, com muita emoção te digo que me tocou profundamente o teu belo texto. Primeiro porque me sinto no teu pensamento, pelo propósito que está intrinseco no meu ser de ajudar e ser solidária com o próximo. E tu sabes bem do que falo. Segundo porque ao ler as tuas palavras me veio à lembrança a minha também tão querida mãe de quem herdei esta maneira de ser e estar na vida.
BEM HAJAS!
Beijo amigo no teu coração!
Aurora

Iolanda Brazão disse...

Fraternidade, solidariedade,estima e consideração são valores que ficaram para trás e que poucos ainda cultivam. Fazer o quê? Estou aqui de pé aplaudindo seu tão sensível texto.
Bravo!