Outros Blogs do meu grupo:


sábado, 31 de outubro de 2009

Comemorou-se o Dia Mundial do Cancro da Mama



A grande Amiga Luisa Martins pela experiência vivida faz neste texto um depoimento importante com a finalidade de alertar as Mulheres deste País em termos de prevenção!
Muito Grato e Beijos Luisa
José Manuel Brazão


Tenho-vos a dizer minhas amigas, que este dia é só um em 365 dias do ano, mas para todas nós mulheres, em todos eles nos devíamos preocupar com este assunto, ou melhor dar mais e melhor atenção a esta doença que mata milhares de mulheres em todo o Mundo.
Falando no meu caso, há 15 anos fui operada, fazendo uma mastectomia radical. Fui eu que detectei um nódulo na minha apalpação, que ainda hoje faço regularmente, ficando na altura, como é natural, muito apreensiva. Logo me pus com atenções redobradas e a tratar de imediato de fazer exames. Vejam só, tinha feito uma mamografia há cinco meses atrás e nada era visível. Ía de 6 em 6 meses á médica de genecologia, fazia todos os exames, e aconteceu.
Ficamos muito aterrorizadas quando nos é diagnosticada tal doença, mas digo-vos que depois da nossa cabeça só pensa na cura. Passa-se por estados e emoções muito fortes, mas tudo isso nos dá fé, força, alento, para continuar, acreditem.
Tudo isto para contar um pouco, só um pouquinho da dor que passei, passam e passarão várias mulheres em todo o Mundo, se não começarem a dar mais atenção a este assunto.
Ainda hoje já passados 15 anos, faço o meu “check-up” anual, e continuarei a fazer sempre, enquanto estiver viva.
Este meu pequeno texto é principalmente para chamar a atenção a todas as mulheres para efectuarem o “Rastreio”, que está ao alcance de todas, uma vez por ano. Não tenham medo. Se precocemente for detectada alguma anomalia é mais provável a sua cura, se não existir nada tanto melhor. Não tenha medo, pois detectado a tempo não será um pesadelo, mas sim um alívio.

Luisa Martins

Sem comentários: