Outros Blogs do meu grupo:


segunda-feira, 26 de maio de 2008

Crianças desaparecidas


Nove casos de rapto em Portugal, seis anteriores a 2007
A federação europeia de luta contra o desaparecimento de crianças Missing Children Europe revela que em Portugal foram relatados em 2007 nove casos de raptos por terceiros, sendo que apenas seis são anteriores a esse ano.

Os dados sobre Portugal apresentados pela Missing Child Europe foram fornecidos pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), uma das 21 organizações não-governamentais que integram a federação e integram o seu primeiro relatório anual, hoje apresentado em Bruxelas.
No Reino Unido foram apresentados 4.802 novos casos de crianças desaparecidas em 2007 e na Bélgica 2.928.
A Missing Child Europe estima ainda que 14 por cento das imagens de abusos sexuais comercializadas envolvem vítimas com menos de 10 anos.
A federação lembra que a Convenção do Conselho da Europa para a protecção das crianças contra abusos sexuais foi assinada por 18 dos 27 Estados-membros da UE, incluindo Portugal, mas nenhum ainda a ratificou.
A federação assinala ainda a criação do número de telefone europeu 116000 para a denúncia de casos de desaparecimentos de crianças, alertando para a necessidade de haver cooperação entre os países.
Segundo a Missing Child Europe, 76,2 por cento das crianças raptadas que são assassinadas morrem num intervalo até três horas após o desaparecimento, pelo que a rapidez da intervenção é considerada essencial.
Margarida Sousa Uva, mulher do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é uma das administradoras da federação.
O relatório foi apresentado no âmbito da comemoração, no domingo passado, do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

Lusa / SOL

Sem comentários: