Outros Blogs do meu grupo:


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Saúde - Dador de medula




Chegou até mim uma mensagem duma pessoa angustiada com a situação do seu companheiro: necessita dum transplante de medula ossea.


Neste espaço embora vocacionado para outras áreas terão o seu lugar todos os assuntos que a minha sensibilidade e o meu coração me aconselhem.
Por isso, apresento na integra a mensagem explicativa:

Algures durante o Verão do ano passado o António deu um jeito no ombro direito ao colocar a nossa filha mais velha (4 anos) na cadeirinha do carro. Como, ao fim de alguns meses, a dor não passava foi ao hospital. Disseram-lhe que era só um problema muscular. Receitaram-lhe uma pomada e comprimidos e mandaram-no para casa. No entanto a dor continuava. E ele voltou ao hospital. Desta vez receitaram-lhe umas injecções e mais comprimidos. Em Novembro já mal conseguia escrever pelo que foi a um médico particular. Este mandou-o fazer vários exames, incluindo um TAC. O resultado mudou a nossa vida. Era um tumor. Deram-nos a noticia numa sexta-feira, dia 30 de Dezembro. Dia 2 de Janeiro foi internado para descobrir que tipo de cancro era. Ficámos a saber que era um Mieloma Múltiplo, um cancro que circula no sangue e destrói os ossos. O resultado é poder partir um osso só por estar sentado a ver um filme. Entretanto, já teve de ser internado várias vezes. No dia de anos da nossa mais nova (2 anos) estava ele no hospital a recuperar de um coma. Já fez quimioterapia e radioterapia. Teve pneumonia, amigdalites, otites, conjuntivites... Actualmente está outra vez internado para fazer um transplante de medula. Este será um transplante autólogo, ou seja, com a medula dele. Passou por dois processos (o segundo muito doloroso) para lhe retirarem um pouco de medula. Esta amostra já foi tratada e vai-lhe ser devolvida através de injecções. Entretanto, está a fazer uma quimioterapia muito agressiva para lhe matar o máximo de células cancerígenas possível. Após esta quimio será o transplante. Infelizmente os médicos não acreditam que este transplante seja o suficiente. A previsão é de que irá necessitar de outro, desta vez de um dador (a irmã não é compatível). É agora que peço a vossa ajuda: O CEDACE (Hospital Pulido Valente - Alameda das Linhas de Torres, 117 - Telf: 217 504 100) é o local, em Lisboa, onde se podem inscrever como dadores de medula óssea. A inscrição passa pelo preenchimento de uma ficha e recolha de sangue para análise. Podem saber mais informações através do site
Por favor, se não quiserem ser dadores passem à mesma este mail. Podem ajudar a salvar o António ou outra pessoa que esteja à espera de um dador de medula. Podem esclarecer as vossas dúvidas comigo. Muito obrigada por tudo o que possam fazer.
Ana Paula Vicente 962 640 902

Sem comentários: